3 de jul. de 2011

Sou feliz- hino(letra) e história de Horatio G. Spafford: felicidade em meio a dor


Sou feliz
Se paz a mais doce me deres gozar 
Se dor a mais forte sofrer 
Oh! Seja o que for 
Tu me fazes saber 
Que feliz com Jesus sempre sou



REFRÃO: 
Sou feliz com Jesus 
Sou feliz com Jesus, meu Senhor

Embora me assalte o cruel satanás, 
e ataque com vis tentações;
Ó certo eu estou apesar de de aflições, 

Que feliz eu serei com Jesus! 

Meus triste pecado por meu Salvador, 
foi pago de um modo cabal;
Valeu me o Senhor, oh mercê sem igual,
Sou feliz graças dou a Jesus! 


A vinda eu anseio do meu Salvador 
Em breve virá me levar 
Ao céu onde vou para sempre morar 
Com os remidos na luz do Senhor


O hino "Sou feliz" foi escrito por um homem chamado Horatio G. Spafford (1828-1888) que nasceu em North Troy, Nova York, presbiteriano que se converteu a Cristo através da palavra ministrada pelo evangelista Moody (grande evangelista e avivalista do séc 19). Horatio era um advogado bem sucedido na cidade de Chicago que mantinha um relacionamento estreito com Moody e era bastante compromissado pelas campanhas de evangelização. Gostava de música e estudava as Escrituras com devoção. Meses antes do grande incêndio que atingiu a cidade de Chicago, em 1871, Horatio tinha investido financeiramente em uma área que foi totalmente destruída pelo fogo. Não bastasse esse terrível abalo financeiro, Spasfford passou por uma dolorosa perda de um filho, o que trouxe grande sofrimento para toda a família e buscando um tempo de refrigério e descanso o piedoso advogado resolveu viajar com a esposa e as 4 filhas para a Europa, onde se encontraria com Moody e Sankey em uma cruzada evangelistica na Inglaterra, em 1873. Em novembro daquele ano, devido a inesperados compromissos de negócios, Spafford precisou permanecer em Chicago; mas ele enviou sua esposa e as suas 4 filhas conforme já estava programado no navio S.S. Ville du Havre e dias depois iria se encontrar com sua esposa e filhas. No dia 22 de novembro de 1873, o navio sofreu um acidente e naufragou em 12 minutos. Dias depois, os sobreviventes finalmente chegaram em Cardiff, no Pais de Galles, e a senhora Spafford mandou um telegrama ao seu marido: “SALVA, PORÉM SÓ”. As suas 4 filhas morreram naquele naufrágio. Após receber o telegrama da esposa, Spafford tomou um navio e foi ao encontro dela. Próximo ao local do acidente, Spafford profundamente comovido escreveu essa música. 

Esse foi o contexto em que se encontrava Spafford, que buscou em Deus consolo e abrigo em meio ao caos e apesar das circustâncias disse: Sou feliz com Jesus, será que diríamos a mesma coisa? Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário