5 de set. de 2011

Resumo prático da vida acadêmica

Bolsista de Iniciação Científica
Escuta MPB. São os primeiros passos na vida científica. A vida é maravilhosa.


























Bolsista de Mestrado

Escuta música POP. Está completamente empolgado com o que faz e quer ser o melhor na sua área. 


























Bolsista de Doutorado
Escuta Heavy Metal, de preferência alguma banda nova que pareça ser dos anos 70. O dia começa às 8 da manhã e só acaba às 10 da noite. Aumento de peso por causa do estresse. Nada dá certo e ainda tem que lidar com resumos para congressos, relatórios, disciplinas, paper para escrever, e ficar esperto com os concursos...
Escuta Música Clássica ou Jazz. Percebeu que não pode salvar o mundo, mas isso não lhe importa, porque ainda assim continuam pagando um salário e uma bolsa a ele, que ainda se livrou, por alguns meses, do cotidiano de trabalho e das intermináveis reuniões, que sempre formam alguma comissão pra (fingir) resolver um grande problema, no departamento, na graduação ou na pós. 
E os papers? Se sair algum, beleza, se não, tudo bem. Sempre existe a oportunidade para encaixar alguma revisão de literatura. O relatório ao final da licença é o que dá menos trabalho...


Professor Doutor
Escuta qualquer música que o acalme. O senso de humor mudou totalmente daqueles dias de iniciação. 
Dores de cabeça são mais frequentes e começa a esquecer as coisas que foram faladas. 
Vive à base da cafeína ou da fluoxetina e seus sucessores mais moderninhos. O melhor (?!) é que ninguém pode o criticar, pois é expert em sua área.
Divide o tempo entre o trabalho, o trabalho e o trabalho, contando os dias para se livrar da rotina da universidade e poder, finalmente, ler aquilo que gosta e escrever o que quiser. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário