8 de out. de 2010

Melão na redução do estresse


Interessante pesquisa acerca do Melão na redução do estresse

Enzima presente no melão reduz estresse e cansaço, diz estudo francês

Cientistas franceses descobriram uma enzima encontrada no melão chamada superóxido dismutase. O componente possui propriedades antioxidantes benéficas que previnem danos aos tecidos do corpo e grande auxiliar no alívio do estresse. Voluntários que receberam cápsulas contendo a enzima disseram ter menos sintomas de estresse e fadiga que aqueles que tomaram placebo. Marie-Anne Milesi, pesquisadora da Seppic, na França, trabalhou com um time de pesquisadores da Universitè Henri Poincaré e outras universidades francesas, que validaram os efeitos antiestresse em 70 voluntários, em um teste controlado, cujos resultados foram publicados no periódico Nutrition Journal. Milesi diz que diversos estudos haviam mostrado a ligação entre estresse psicológico e estresse oxidativo intracelular. “Nós queríamos testar a habilidade do corpo de lidar com elementos oxidativos para resistir ao Burnout (leia mais aqui). As 35 pessoas que, em nosso estudo, tomaram cápsulas contendo o superóxido dismutase, mostraram sinais de melhora em diversos sinais perceptíveis de estresse e fadiga.”Apesar dos efeitos do placebo (droga inerte e que serve de parâmetro para os dados conseguidos com a droga verdadeira) se mostrarem também altos, o que era esperado em se tratando de uma reação que pode ser subjetiva, como o estresse, as melhoras no grupo principal foram significativamente positivas, especialmente após os 28 primeiros dias do experimento.De acordo com Milesi, “o efeito placebo foi observado somente nos sete primeiros dias, mas depois cessaram.” 
Milesi, diz que novos estudos devem ser feitos para confirmar o resultado. “Será interessante confirmar estes efeitos e entender melhor a ação dos antioxidantes sobre o estresse em futuros estudos com um número maior de voluntários e de duração.”
Agora os pesquisadores pretendem confirmar os efeitos e entender melhor o mecanismo de ação do coquetel de antioxidantes sobre o estresse em um grupo mais amplo e por um período mais prolongado.

Adaptado de:

http://www.revistashape.com.br/saude-e-bem-estar/165/materia/Melao-pode-reduzir-o-estresse








Nenhum comentário:

Postar um comentário